Sociologia



SIBÉRIA:
A Sibéria, imenso território asiático cujas fronteiras são o Oceano Ártico ao Norte, os mares de Behring e do Japão ao Leste, o rio Amour ao Sul, e os montes Urais ao Oeste, tem uma população de 20 milhões de habitantes para uma superfície de 12.700.000 quilômetros quadrados. Outrora terra de deportação, a Sibéria é hoje uma região industrial da U.R.S.S.


- Os Povos Siberianos possuem uma grande variedade de contos, lendas, canções, mitos, histórias de animais, poemas, adivinhas e relatos da vida cotidiana.
- As crenças dependem de vários grupos que habitam a região. Os Povos reconhecem a existência de um ser supremo e de espíritos intermediários, mas também se encontram deuses do céu, da terra nos grupos que estão mais em contato com a influência indo-européia.
- Quanto a região, destaca-se o animismo. Esta manifestação religiosa atribuiu a todos os elementos da natureza um espírito capaz de exprimir sentimentos e inteligência. Ela pode ser favorável ou não para as pessoas e causar benefícios doenças ou morte. Para aplacar os espíritos, fazem-se sacrifícios e usam amuletos protetores. Os momentos-chave da vida, como nascimento, iniciação, casamento e morte são acompanhados com rituais. O Xamã é a pessoa que recebe dos espíritos um serie de poderes e é o mediador entre eles e as pessoas.
- Entre os traços culturais usados para justificar a dominação e a assimilação dos povos siberianos contam-se em lugar de destaque os ritos funerários, já que não enterravam os seu mortos. Os Koryaque e os Chukchis dissecavam-nos, já os Yukaghires desmembrava-nos e depois distribuíam as partes já secas para os parentes mais próximos, eles eram usados como amuletos. Os kamchadales davam os cadáveres a comer aos cães, para que os falecidos tivessem uma boa equipe de cães para puxar o trenó.
Havia outros povos que bebiam o sangue das renas e quando isso não era possível, aproveitavam para fazer panquecas ou engrossar a sopa. O peixe geralmente era comido cru, e para acompanha bebiam seiva de Bétula.
- As línguas mais faladas na Sibéria são o russo e o ucraniano.
- Festividades:
Ano Novo: 1 de janeiro;
Dia do defensor : 23 de fevereiro;
Dia internacional de mulher: 8 de março (As mulheres que trabalham tem o dia de folga);
Dia do trabalhador: 1 de maio(Lá tem o nome de dia da solidariedade aos trabalhadores);
Dia da vitória: 9 de Maio (Marca o fim das hostilidade na frente européia na segunda guerra mundial);
Dia da federação soberana Russa: 12 de junho (É realizada em memória do primeiro aniversário de eleições democratas);
Dia da reconciliação: 7 de novembro (Celebra-se a reconciliação da sociedade após a revolução de 1917).